PRINCÍPIOS BÁSICOS
Ø Compromisso
com a criação de condições organizacionais e operacionais que facilitem ações
bem-sucedidas de aprendizagem escolar visando
à democratização da educação pública de
qualidade, de acordo com os princípios e objetivos do Colégio Pedro
II.
Ø Compromisso
com a criação de práticas que favoreçam a participação
dos vários segmentos da comunidade escolar nas reflexões sobre as questões
da escola e na construção coletiva do Plano de Trabalho específico do Campus.
PROCEDIMENTOS DA EQUIPE DE
DIREÇÃO
Ø Legitimar,
respeitar e dialogar com as diferentes posições políticas.
Ø Promover
encontros periódicos da direção com as equipes pedagógica, administrativa,
SESOP e com pais representantes das turmas, visando ao acompanhamento e à busca
de ações preventivas e de soluções para os problemas cotidianos e para a
reorganização do trabalho.
Ø Apoiar
os grupos de trabalho (comissões) que organizam e viabilizam projetos
pedagógico–administrativos.
Ø Discutir
e esclarecer as atribuições relativas aos cargos e funções.
Ø Criar
Conselho Fiscal a fim de dar transparência à gestão financeira do campus.
Ø Viabilizar
e agendar encontros com os pais representantes de turma visando à participação
deste segmento nas reflexões e ações da escola.
Ø Buscar
a integração entre os campi I e II.
ð COMUNICAÇÃO
Ø Organizar
e ampliar as formas de COMUNICAÇÃO dos assuntos escolares para a comunidade
escolar, interna e externamente.
Ø Comprometer-se
com a transparência na divulgação das informações.
ð IDENTIDADE
DO CAMPUS HUMAITÁ I
Ø Avaliar
e atualizar o Plano de Trabalho e Metas do Campus,
em consonância com o PPP (Projeto Político Pedagógico) do Colégio Pedro II, com
a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.
Ø Construir,
coletivamente, a identidade do Campus :
-
Organizar reuniões periódicas para a discussão de assuntos que busquem
estabelecer nossas especificidades pedagógico-administrativas, respeitando o
contexto do Colégio Pedro II.
-
Formar grupos de trabalho/comissões que organizem ações para a escola: tema do projeto
didático anual, mostra pedagógica, festa junina, dia da criança, datas
comemorativas etc.
-
Investir na formação continuada dos profissionais da escola.
-
Criar critérios claros para a participação em eventos externos de formação.
-
Investir na construção de ações integradoras entre as equipes administrativa e
pedagógica.
ð AÇÕES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS
Ø Criar
condições administrativo-pedagógicas que viabilizem o trabalho dos servidores
técnico-administrativos.
Ø Discutir
as especificidades do trabalho dos servidores técnico-administrativos.
Ø Facilitar
e estimular a integração dos servidores técnico-administrativos com o corpo
docente e com as ações pedagógicas.
Ø Viabilizar
a participação dos servidores técnico-administrativos nas reuniões deliberativas
e nas comissões.
Ø Criar
condições operacionais para encontros de formação continuada e de capacitação
para o trabalho.
- Promover encontros para discussão das ações em
comum, avaliação, troca de experiências, (re)organização do trabalho e das
funções.
ðAÇÕES PEDAGÓGICAS
Ø Criar
condições pedagógico-administrativas que facilitem o processo
ensino-aprendizagem.
Ø Estimular
a integração entre as áreas de conhecimento.
Ø Facilitar
o planejamento entre os coordenadores de disciplinas (núcleo comum e
complementares), os orientadores pedagógicos e os professores de cada série.
Ø Estimular
a integração e criar condições para a troca de experiências, o compartilhamento
de expectativas e a avaliação entre os professores – da mesma série e entre as
séries.
Ø Criar
condições operacionais para encontros de formação continuada e de capacitação.
-
Promover encontros para planejamento e avaliação dos trabalhos pedagógicos.
-
Estimular a formação de grupos de estudo que retornem produtivamente à
comunidade escolar (divulgação do resultado do estudo em Reuniões Pedagógicas
Gerais, por exemplo).
Ø Refletir
sobre as possíveis estratégias para a recuperação paralela.
Ø Ampliar
a discussão acerca das ações em Educação Especial.
Ø Estimular
a criação de espaços de discussão sobre os acontecimentos políticos,
econômicos, sociais e culturais na sociedade.
Ø Incentivar
e viabilizar o uso das tecnologias na sala de aula e nos demais ambientes
escolares.
Ø Incentivar
projetos pedagógicos que atendam às linguagens multiculturais.
Ø Incentivar
a formação cultural além dos muros da escola.
Ø Viabilizar
projetos ambientais.
Ø Estimular
a participação de alunos nas reflexões da escola:
-
Escolher representantes de turma.
-
Revitalizar as formas de participação dos alunos nos Conselhos de Classe.