Proposta de gestão administrativo-pedagógica

PRINCÍPIOS BÁSICOS

Ø  Compromisso com a criação de condições organizacionais e operacionais que facilitem ações bem-sucedidas de aprendizagem escolar visando à democratização da educação pública de qualidade, de acordo com os princípios e objetivos do Colégio Pedro II. 


Ø  Compromisso com a criação de práticas que favoreçam a participação dos vários segmentos da comunidade escolar nas reflexões sobre as questões da escola e na construção coletiva do Plano de Trabalho específico do Campus.

PROCEDIMENTOS DA EQUIPE DE DIREÇÃO

Ø  Legitimar, respeitar e dialogar com as diferentes posições políticas.

Ø  Promover encontros periódicos da direção com as equipes pedagógica, administrativa, SESOP e com pais representantes das turmas, visando ao acompanhamento e à busca de ações preventivas e de soluções para os problemas cotidianos e para a reorganização do trabalho.

Ø  Apoiar os grupos de trabalho (comissões) que organizam e viabilizam projetos pedagógico–administrativos.

Ø  Discutir e esclarecer as atribuições relativas aos cargos e funções.

Ø  Criar Conselho Fiscal a fim de dar transparência à gestão financeira do campus.

Ø  Viabilizar e agendar encontros com os pais representantes de turma visando à participação deste segmento nas reflexões e ações da escola.

Ø  Buscar a integração entre os campi  I e II.



ð COMUNICAÇÃO

Ø  Organizar e ampliar as formas de COMUNICAÇÃO dos assuntos escolares para a comunidade escolar, interna e externamente.

Ø  Comprometer-se com a transparência na divulgação das informações.


ð IDENTIDADE DO CAMPUS HUMAITÁ I

Ø  Avaliar e atualizar o Plano de Trabalho e Metas do Campus, em consonância com o PPP (Projeto Político Pedagógico) do Colégio Pedro II, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Ø  Construir, coletivamente, a identidade do Campus :
- Organizar reuniões periódicas para a discussão de assuntos que busquem estabelecer nossas especificidades pedagógico-administrativas, respeitando o contexto do Colégio Pedro II.
- Formar grupos de trabalho/comissões que organizem ações para a escola: tema do projeto didático anual, mostra pedagógica, festa junina, dia da criança, datas comemorativas etc.
- Investir na formação continuada dos profissionais da escola.
- Criar critérios claros para a participação em eventos externos de formação.
- Investir na construção de ações integradoras entre as equipes administrativa e pedagógica.


ð AÇÕES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS

Ø  Criar condições administrativo-pedagógicas que viabilizem o trabalho dos servidores técnico-administrativos.

Ø  Discutir as especificidades do trabalho dos servidores técnico-administrativos.

Ø  Facilitar e estimular a integração dos servidores técnico-administrativos com o corpo docente e com as ações pedagógicas.

Ø  Viabilizar a participação dos servidores técnico-administrativos nas reuniões deliberativas e nas comissões.

Ø  Criar condições operacionais para encontros de formação continuada e de capacitação para o trabalho.
- Promover encontros para discussão das ações em comum, avaliação, troca de experiências, (re)organização do trabalho e das funções.


ðAÇÕES PEDAGÓGICAS

Ø  Criar condições pedagógico-administrativas que facilitem o processo ensino-aprendizagem.

Ø  Estimular a integração entre as áreas de conhecimento.

Ø  Facilitar o planejamento entre os coordenadores de disciplinas (núcleo comum e complementares), os orientadores pedagógicos e os professores de cada série.

Ø  Estimular a integração e criar condições para a troca de experiências, o compartilhamento de expectativas e a avaliação entre os professores – da mesma série e entre as séries.

Ø  Criar condições operacionais para encontros de formação continuada e de capacitação.
- Promover encontros para planejamento e avaliação dos trabalhos pedagógicos.
- Estimular a formação de grupos de estudo que retornem produtivamente à comunidade escolar (divulgação do resultado do estudo em Reuniões Pedagógicas Gerais, por exemplo).

Ø  Refletir sobre as possíveis estratégias para a recuperação paralela.

Ø  Ampliar a discussão acerca das ações em Educação Especial.

Ø  Estimular a criação de espaços de discussão sobre os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais na sociedade.

Ø  Incentivar e viabilizar o uso das tecnologias na sala de aula e nos demais ambientes escolares.

Ø  Incentivar projetos pedagógicos que atendam às linguagens multiculturais.

Ø  Incentivar a formação cultural além dos muros da escola.

Ø  Viabilizar projetos ambientais.

Ø  Estimular a participação de alunos nas reflexões da escola:
- Escolher representantes de turma.
- Revitalizar as formas de participação dos alunos nos Conselhos de Classe.