Por que proponho esta candidatura?

Sou professora do Colégio Pedro II, desde 1986. São quase 28 anos nesta Instituição e me orgulho disso! Costumo dizer que amadureci aqui: profissional e, claro, pessoalmente. Nosso Colégio acompanhou e estimulou meu desenvolvimento profissional: da conclusão do curso de Letras à especialização e mestrado em Linguística, todos na UFRJ. Ao longo desses anos, exerci diferentes atividades: professora regente, orientadora pedagógica e coordenadora de Língua Portuguesa. Já trabalhei nas Unidades São Cristóvão I, Tijuca I e Engenho Novo I, vindo para o Campus Humaitá I em 2009, o que me possibilita uma visão mais ampla da diversidade existente nesses campi. Em outras instituições públicas e privadas – UFRJ, UERJ, Município do Rio, SINPRO -, também ministrei cursos e palestras para formação de professores.

Hoje, proponho minha candidatura a Diretora-Geral do Campus Humaitá I.
Acredito numa ESCOLA que tenha como objetivo o ALUNO: o sucesso de sua aprendizagem escolar, sua formação como cidadão crítico e sua alegria em fazer parte desse espaço social. Para isso, é preciso valorizar e viabilizar estratégias pedagógicas construídas coletivamente e atuar em uma gestão responsável, transparente e democrática.

Essa crença não é só minha. Compartilho tais ideias com Marina Novaes e Cruz e Teresa Lúcia Cysne Pereira, professoras do Colégio Pedro II, desde 2007, que serão minhas adjuntas.

Marina é formada em Pedagogia pela UFRJ. Pela mesma instituição, tornou-se pós-graduada em Administração Escolar e Mestre em Educação. No Centro de Neuropsicologia Aplicada, coordenado pelo Dr. Paulo Mattos, concluiu o curso de extensão em Neuropsicologia. Possui experiência docente na rede privada de ensino e ministrou cursos de formação de professores em instituições públicas e privadas. Atuou no Colégio Pedro II como coordenadora de turno nos Campus São Cristóvão I e Humaitá I, professora do Laboratório de Ciências, professora regente de turma e, atualmente, é Orientadora Pedagógica do 1º ano.

Teresa é formada em Pedagogia pela CCHS-Instituto Isabel, com habilitação em administração e supervisão escolar. É pós-graduada, pela UERJ, e pela Universidade Autônoma de Madri e Mestre, pela Fundação Cesgranrio, em Avaliação Educacional. Atuou no nosso Colégio como professora regente, professora do Laboratório de Ciências e, atualmente é coordenadora de turno e professora da Oficina “O Cenário da Avaliação Educacional” no projeto de Residência Docente do CPII. Possui experiência docente na rede municipal e privada de ensino (educação básica e ensino superior) e participa, como corretora, de exames nacionais e estaduais de avaliação de desempenho dos alunos da educação básica.

Com a minha equipe, acredito ser fundamental a participação de todos na busca coletiva pela construção de uma escola onde estudar e trabalhar sejam atividades gratificantes e motivo de orgulho. Almejo uma escola pública de qualidade, digna da missão e dos objetivos educacionais do Colégio Pedro II.

Sendo assim, peço seu voto para Diretora-Geral do Campus Humaitá I.


ANA PAULA GIRAUX LEITÃO